segunda-feira, 18 de setembro de 2017

ELEGIA

Como perscrutar a solidão e o tempo, quando o sentido de todas as coisas
Torna-se vazio diante da ausência imposta? Digo isso apesar do silêncio das palavras.
Algum oráculo, talvez, compreenderia a aflição diuturna de uma conexão sensível demais?
E se meus apelos são cantigas, calariam a música cujo verbo se faz não dito,
E o mais melancólico diálogo suprimido?
Fui ao chão sem sair de mim,
Um furacão atemporal é o estopim
Das tempestades da alma...
Enfim, revela-se a síntese do meu estado de espírito:
Tergiversando estou, em busca do alívio de minhas indagações.
Percebo-me absorta além do devaneio: em alguma bruma, de folhas esmaecidas,
Com gotículas e borbulhas refrescantes... Onde tudo é passageiro,
A ira, a decepção e o amargor, sendo que o perdão precisa ser o fim de tudo.
(Ainda que o fim seja um novo princípio)

Olho nos olhos do tempo, devorador de sentimentos,
Como se cada parte de mim flutuasse para depois deste instante.
As coisas mais delicadas me representam.
Os defeitos mais imperfeitos me representam...
Todo o muito, o incomensurável e inestimável...

Muito pouco
De mim é matéria, dou-me à leveza
Da borboleta que me guia.

Na verdade
Eu habito
A não substância
Também denominada... Poesia...

2 comentários:

  1. " Olho nos olhos do tempo, devorador de sentimentos,
    Como se cada parte de mim flutuasse para depois deste instante.
    As coisas mais delicadas me representam.
    Os defeitos mais imperfeitos me representam...
    Todo o muito, o incomensurável e inestimável"...

    Ai amiga, ainda que por razões diferentes, tua palavras agora também me representam. Mas você sabe, assim como eu sei, que somos pura metamorfose. Todas essas fases passam e graças a Deus, nos deixam um degrau acima na evolução que buscamos.
    Essa fase também vai passar, e eu quero estar aqui, perto ainda que distante, vivendo e sobrevivendo a cada uma dessas provações desse mundo ao teu lado.
    Minha amiga irmã que a poesia me trouxe, peço a Deus que te guie, fortaleça e te proteja muito e sempre.
    Excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Gil. Vc é uma inestimável amiga...Para sempre!

    ResponderExcluir