domingo, 21 de outubro de 2012

O AMOR É SEMPRE IMPERFEITO


 

 

Já disse ao meu coração: conforme-se, há coisas sem jeito

As perfeições estão fora do meu alcance e amar é esse lance

Esse ato abstrato que quando concreto é de fato imperfeito.

Nunca entendi direito o amor. Por vezes me joga na parede,

Por outras me ama na rede, me mata de sede e me ama em alguma cascata,

Nestas matas do meu cerrado. Por outras me deixa de lado,

E farta do destrato eu parto, ai ele se desespera, quer que eu retorne

Brada aflito, quer eu volite ao seu encontro e que diga, como se

Nada tivesse ocorrido: tu és o meu amado, meu escolhido.

 

Já disse ao meu coração: seja leve! O amor às vezes dura, às vezes será breve.

Não existe forma de se prever, nem tampouco uma fórmula perfeita de se amar.

O amor se dá entre pessoas, e estas são, por natureza, dadas a deslizes,

A remoerem cicatrizes, e quando felizes apegam-se a saudade

E se tristes acham que estão sozinhas em alguma ilha de suas próprias veleidades.

Esquecem que nesta vida tudo passa, tudo é efêmero, o ódio, a angústia,

A incerteza, a beleza, a prosperidade, até mesmo a razão e o amor.

 

Já disse ao meu coração: ame em primeiro lugar a mim!

E jamais pense que isso é egoísmo, não, jamais! É requisito de amor sem fim!

Para se amar em plenitude quem virá, ou quem está comigo.

Sabendo das minhas falhas, das minhas fissuras, dos meus abismos

Hei de polir o diamante que sou, minhas arrestas, aprontar-me

Linda para a festa e sozinha ou, deslumbrantemente digna para meu par,

Amarei com toda  a intensidade que sou,com toda a força do amor que me dou,

Porque ainda que imperfeita como o amor, porque existo, concreta, flor humana,

É em meus espinhos que oferto o beijo da ternura,

E que me derramo, tenra loucura, que amar verdadeiramente é dado aos loucos,

Aos puros de coração, aos poetas, já dizia Shakespeare, e porque não a nós

De todo imperfeitos mas crentes de que amar é possível,

Mesmo o amor, ainda que sendo amor e não meramente paixão

Nunca atingir o exato conceito da perfeição.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário